ENADE

O que é?
O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes é realizado pelo Ministério da Educação (MEC) e avalia o rendimento do aluno em relação aos conteúdos, habilidades e competências adquiridas durante a formação. O exame também é usado como indicador de qualidade da instituição que o estudante escolheu para fazer a graduação.

Qual é o objetivo do Exame?
O Enade avalia e acompanha o processo de aprendizagem e o desempenho acadêmico dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos, previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação.

Legislação
A legislação que envolve as diretrizes e definições gerais acerca do Enade se baseia nas seguintes normas jurídicas:

  • Edital nº 37, de 25 de maio de 2023;
  • Lei nº. 10.861, de 14 de abril de 2004: Criação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes);
  • Portaria Normativa nº 40, de 12 de dezembro de 2007, republicada em 29 de dezembro de 2010.

Cursos avaliados

Conforme Portaria MEC nº 37, de 25 de maio de 2023, O Enade será aplicado para fins de avaliação de desempenho dos estudantes dos seguintes cursos:

Agronomia
Arquitetura e Urbanismo
Biomedicina
Enfermagem
Engenharia Ambiental
Engenharia Civil
Engenharia de Alimentos
Engenharia de Computação
Engenharia de Controle e Automação
Engenharia de Produção
Engenharia Elétrica
Engenharia Florestal
Engenharia Mecânica
Engenharia Química
Farmácia
Fisioterapia
Fonoaudiologia
Medicina
Medicina Veterinária
Nutrição
Odontologia
Zootecnia
Agronegócio
Estética e Cosmética
Gestão Ambiental
Gestão Hospitalar
Radiologia
Segurança no Trabalho

Dúvidas Frequentes

Sim. O Enade é um componente curricular obrigatório. O estudante hablitado que não comparecer ao exame e não preencher o questionário estará em situação irregular e não poderá se formar. (art. 5o, § 5o, da Lei no 10.861/2004).

O Enade 2023 será aplicado para fins de avaliação de desempenho dos estudantes dos cursos vinculados às Áreas de Avaliação.

Sim. O Inep disponibilizará o Questionário do Estudante, que é de preenchimento obrigatório. O preenchimento é exclusivamente feito no portal do Inep. O estudante habilitado que não comparecer ao exame e/ou não preencher o Questionário do Estudante fica em situação irregular junto ao Enade (§ 1º do artigo 33-J da Portaria Normativa nº 40, de 2007.

A participação no Enade 2023 será atestada a partir da assinatura do estudante na lista de presença de sala e no cartão de respostas.

A prova será aplicada no dia 26 de Novembro.

A abertura dos portões será às 12h; fechamento dos portões às 13h; início da prova às 13h30 e término do exame às 17h30.

A prova é composta de 40 questões, sendo 10 questões da parte de formação geral e 30 da parte de formação específica da área, contendo as duas partes questões discursivas e de múltipla escolha, que são especificadas da seguinte forma.

1. Componente de Formação Geral: 10 questões, sendo 2 discursivas e 8 de múltipla escolha, envolvendo situações-problema e estudos de casos;

2. Componente específico de cada área: 30 questões, sendo 3 discursivas e 27 de múltipla escolha, envolvendo situações-problema e estudo de casos.

Os estudantes que participarão da prova deverão apresentar-se munidos de documento oficial de identificação com foto e caneta esferográfica de tinta preta, feita em material transparente. Os estudantes inscritos que ficarem em sala de prova até os trinta (30) minutos finais da aplicação do Enade 2023, poderão sair com o caderno de prova.