• 2024 MAIO

O XIII Congresso de Educação abordou o tema: Saúde Mental dos Profissionais da Educação

O XIII Congresso de Educação do Centro Universitário UDC e UDC Medianeira deste ano está focado em cuidar de quem cuida, priorizando a saúde mental dos profissionais de educação.

A abertura foi emocionante, com a Banda da Guarda Mirim de Foz do Iguaçu.

A presidente do Grupo Educacional Dinâmica, Professora Rosicler Hauagge do Prado, compartilhou sua incrível jornada desde 1983, inspirando milhares com sua dedicação à transformação de vidas através da educação.

A professora Rosicler contou sua trajetória dentro da educação, desde o início quando assumiu uma escola com apenas 36 alunos. Ao longo dos anos, esses números evoluíram para 7 colégios, faculdades, Centros Universitários, Cursos de Pós-Graduação, Mestrados, Doutorados e parcerias internacionais com as melhores universidade do Mundo.

Seu relato impressionante e inspirador se mistura com a história do estado do Paraná, mostrando como a educação pode impactar positivamente a sociedade.

“Um sonho que se transformou em realidade e superou qualquer expectativa. Sempre com pilares familiares sólidos, mudando a vida de milhares de crianças, jovens e adultos, utilizando a educação para transformar a sociedade”. Professora Rosicler Hauagge do Prado.

A palestra de Franciele Lopes, jornalista formada no Centro universitário UDC e estudante de Psicologia na UDC Vila A, sobre Comunicação Assertiva na Prática Educacional, trouxe insights valiosos em Comunicação e Oratória e Comunicação Não Violenta.

O Psicólogo Edson Manoel, também egresso da UDC, discutiu a Importância da Saúde Mental no Meio Escolar. Sua expertise enriquece as reflexões sobre o tema.

Os dois últimos dias do XIII Congresso de Educação do Centro Universitário UDC e UDC Medianeira foi um verdadeiro sucesso.

No penúltimo dia os acadêmicos tiveram a presença de dois grandes profissionais: Professor Kristian Sgorla, com a palestra “Educação para o Bem Estar”, e a Poetisa Márcia da Luz Leal, abordando o tema “Processos terapêuticos com poesia e conto”, o que contribui – e muito – para o aprendizado dos alunos, que puderam tirar suas dúvidas e compartilhar experiências.

O terceiro dia foi marcado por uma série de workshops com os professores Thiago Benitez Melo, Cristina Prado e Jocieli Brandão, assim como mostra de artigos científicos e demais atividades que serviram de estímulo às suas vocações na área da educação.